O Projeto Gaveta surgiu em 2013 com o objetivo de estimular as pessoas a trocarem roupas, entre si, que não usam mais.  Desde então já foram 4 edições,  600 participantes e mais de  22.000 peças circuladas.

As peças não selecionadas para a rede de troca normalmente eram doadas para instituições de caridade e pessoas necessitadas. Porém não tinhamos contato com as pessoas que as recebiam.

Em 2016 fizemos diferente, criamos o GAVETA NA RUA, em que montamos, em parceria com o SP Invisível e The Street Store, uma loja para moradores de rua e pessoas necessitadas. Nosso intuito é dar a oportunidade a essas pessoas, de não só receber a doação, mas sim escolher as peças que mais tem a ver com cada um, permitindo-os resgatarem seu estilo próprio e se lembrarem de quem eram, devolvendo-lhes a auto-estima e confiança como ser humano.

O evento aconteceu em  março de 2016, no Minhocão, em São Paulo. O Gaveta levou sua estrutura de araras, cabides e mobilia e fez com que eles se sentissem em uma loja, sendo tratados como clientes.

O resultado foi lindo. O dia foi deles, mas também foi dos idealizadores e colaboradores. É uma daquelas atitudes que nos conectamos com quem muitas vezes, não enxergamos, e que estão ali, precisando de uma atenção, um carinho, um olhar.

A partir do evento foi feito um mini documentário pelo Coletivo Tripé registrando esse dia especial a todos.